quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Dia de Ação de Graças

O Dia de Ação de Graças(em inglês: Thanksgiving) é um feriado celebrado nos Estados Unidos e no Canadá, observado como um dia de gratidão, geralmente a Deus, pelos bons acontecimentos ocorridos durante o ano. Neste dia, pessoas dão as graças com festas e orações

História

Os primeiros Dias de Ação de Graças na Nova Inglaterra (Estados Unidos da América) eram festivais de gratidão a Deus, em agradecimento às boas colheitas anuais. Por esta razão, o Dia de Ação de Graças é festejado no outono, após a colheita ter sido recolhida.
O primeiro deles foi celebrado em Plymouth, Massachusetts, pelos colonos que fundaram a vila em 1619. Após péssimas colheitas e um inverno rigoroso, os colonos tiveram uma boa colheita de milho no verão de 1621. Por ordem do governador da vila, em homenagem ao progresso desta em relação a anos anteriores, uma festividade foi marcada no início do outono de 1621. Os homens de Plymouth mataram patos e perus. Outras comidas que fizeram parte do cardápio era peixes e milho. Cerca de 90 índios também atenderam à festividade. Todos comiam ao ar livre, em grandes mesas.
Porém, por muitos anos, o Dia de Ação de Graças não foi instituído como feriado nacional, sendo observado como tal em apenas certos Estados americanos como Nova Iorque, Massachusetts e Virgínia. Em 1863, o então presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, declarou que a quarta e quinta-feira da terceira semana do mês de novembro seria o dia nacional de Ação de Graças.
Mas em 1939, o presidente Franklin Delano Roosevelt instituiu que esse dia seria celebrado na terceira semana de novembro, com o intuito de ajudar o comércio, aumentando o tempo disponível para propagandas e compras antes do Natal (À época, era considerado inapropriado fazer propagandas de produtos à venda antes do Dia de Ação de Graças). Como a declaração de Roosevelt não era mandatória, 23 Estados adotaram a medida instituída por Roosevelt, e 22 não o fizeram, com o restante tomando ambas a quinta-feira da terceira e da quarta semana de novembro como Dia de Ação de Graças. O Congresso americano, para resolver este impasse, instituiu então que o Dia de Ação de Graças seria comemorado definitivamente na quinta-feira da quarta semana de novembro, e que seria um feriado nacional

Canadá

O primeiro dia oficial de Ação de Graças realizado no Canadá foi festejado em 5 de abril de 1872, tendo sido reconhecido como feriado nacional pelo Parlamento Canadense em 1879. Em 1957, o Governo Canadense instituiu a segunda-feira da segunda semana de outubro como o Dia de Ação de Graças.

O Jantar de Ação de Graças

O peru é considerado o principal prato do Dia de Ação de Graças.Tanto nos Estados Unidos quanto no Canadá, o Dia de Ação de Graças é geralmente um dia quando as pessoas utilizam o tempo livre para ficar com a família, fazendo grandes reuniões e jantares familiares. É também um dia em que muitas pessoas dedicam seu tempo para pensamentos religiosos, serviços na igreja e orações.

O Dia de Ação de Graças é celebrado também com grandes desfiles e, nos Estados Unidos, com a realização de jogos de futebol americano. O principal prato típico do Dia de Ação de Graças geralmente é peru, o que dá ao Dia de Ação de Graça o nome de "Dia do Peru"(turkey day).


Fonte:http://www.guiadoscuriosos.com.br/

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Quer aprender a surfar? Veja 10 destinos com ondas ideais

A cidade de Bundoran, no norte do país, é um excelente lugar para dar seus primeiros passos no mundo das pranchas. Foto: Stephen Faul/image-shop.com/Divulgação
Surfar faz bem para a mente e para o corpo. E se para alguns deslizar sobre uma onda de pé numa prancha pode ser um desafio e tanto, é bom saber que dá para aprender. Há lugares que têm condições ideais para aqueles que querem surfar pela primeira vez. Confira os melhores:

Byron Bay
Cidade mais ao leste da Austrália, Byron Bay é o melhor lugar do país para aprender a surfar. Praias como Watego Beach e Tallows, perto de Byron Bay, têm ondas de todos os tipos para dar os primeiros passos. Diversos hotéis têm também escolinhas de surfe. A melhor época para os iniciantes é entre março e maio.

Kuta, Bali
A ilha de Bali é um paraíso para surfistas em busca de ondas gigantes, mas que também tem opções para os novatos. A praia de Kuta é uma das melhores de Bali para começar, com ondas pequenas, em uma área turística e diversas opções de alojamento. Escolas de surfe e cabanas que alugam pranchas a preços baixos são o melhor jeito para pegar suas primeiras ondas em um dos melhores spots de surfe do planeta.

Surfer's Point, Barbados
Situado na parte mais protegida do litoral sul de Barbados, na área de Inch Marlowe, a praia de Surfer¿s Point é um paraíso tropical ideal para aprender a surfar, mas também para a prática de outros esportes radicais como windsurf e kitesurf. O antigo surfista profissional Zed Layson tem uma escolinha que dá aulas de duas horas para aqueles que querem começar a praticar o esporte.

Waikiki, Havaí
Que lugar pode ser melhor para aprender a surfar do que o Havaí, capital mundial do surfe? Ainda mais se o lugar escolhido for a mítica praia de Waikiki. É claro que, no local, inúmeras escolas de surfe e postos que alugam pranchas estão à disposição de surfistas de todos os níveis. As ondas mais apropriadas para iniciantes em Waikiki se formam principalmente entre junho e agosto.

Taghazout, Marrocos
Graças às suas ondas, o litoral do Marrocos virou um destino tradicional de surfistas europeus, principalmente nos meses de inverno do hemisfério norte. No sul do país, a pequena cidade de Taghazout tem diversos spots de surf com surf camps e uma boa quantidade de escolinhas de surfe. Para surfistas mais experientes, Marrocos tem muitos lugares entre Casablanca e Rabat, no norte do país.

Newquay, Inglaterra
Situada no oeste da Inglaterra, a pequena cidade de Newquay é considerada a capital do surfe do país. Com praias como Fistral Brach e Watergate Beach, Newquay tem grande número de hotéis, bares e escolas para surfistas. A melhor época para aprender a surfar em Newquay é durante os meses de setembro e outubro, mas é melhor se preparar para as águas, de temperaturas bem baixas.

Bundoran, Irlanda
A Irlanda é um dos novos pontos para surfistas europeus em busca de boas ondas sem multidões. A cidade de Bundoran, no norte do país, é um excelente lugar para dar seus primeiros passos no mundo das pranchas. Se as ondas de Tullan Beach estiverem muito

Fonte: Terra