sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Dicas de vacinação para viajar


Mais de 120 países exigem o certificado internacional de vacinação contra febre amarela de pessoas que vieram de áreas infectadas, incluindo o Brasil. Veja abaixo tudo o que é preciso saber sobre a vacina. 


1. Viagem no Brasil
O Ministério da Saúde recomenda a vacinação contra febre amarela para quem vai para regiões onde a doença ainda apresenta caráter endêmico: Acre, Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. 


2. Prazo de validade 
Dez anos


3. Quanto tomar 
Pelo menos dez dias antes do embarque. Este é o período necessário para que a vacina faça efeito. 


4. Quem não deve tomar 
A vacina não deve ser tomada por grávidas, crianças com menos de seis meses, pessoas alérgicas a proteína de ovo, portadoras de imunodeficiência, contaminadas pelo vírus HIV ou que estejam usando medicamentos quimioterápicos ou a base de corticosteróides. Um documento atestando os motivos da impossibilidade de se imunizar deve ser levado pelo viajante. 


5. Onde tomar 
A vacina contra febre amarela pode ser tomada gratuitamente na Saúde dos Portos dos aeroportos de Congonhas, em São Paulo, de segunda a sexta, das 8h30 às 16h30, e de Cumbica, em Guarulhos, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Caso o passageiro tenha se vacinado em postos públicos de saúde, ele terá de trocar o comprovante por um outro internacional no departamento de Saúde dos Portos.


Fonte: Time Tour

Nenhum comentário:

Postar um comentário