sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Diário do Viajante


Nesta edição do Diário do Viajante, o depoimento é da Martha Vianna de Lima que fez uma viagem organizada pela Friends, começando no final do ano passado em Portugal, com Natal e réveillon em família e direito a todas as tradições do país, com a boa comida e vinho  da terra. A viagem seguiu com paradas inesquecíveis na Itália, incluindo um lindo passeio de carro pela Toscana, e terminou na França, de onde o grupo de oito pessoas partiu de volta ao Brasil, trazendo as melhores recordações. Confira e inspire-se.

“Foi tudo maravilhoso. Os hotéis, sem exceção, foram todos ótimas escolhas, com excelente localização e acomodações.

O roteiro feito pela Friends foi importantíssimo para podermos escolher os locais que seriam visitados e as dicas nos ajudaram a encontrar bons restaurantes e pontos turísticos.

Portugal foi toda a razão desta viagem. Natal em família na aldeia Veiga do Lila, região de Traz os Montes, onde vivemos todas as tradições de nossos ancestrais na preparação do bacalhau, do polvo, do fular, as oliveiras, a colheita das azeitonas, a fabricação do azeite, a produção do vinho, o calor da lareira e, principalmente, a ceia com todos juntos, em volta da mesa pela primeira vez, na cidade em que nossa mãe nasceu. Foi um grande momento, de muita alegria e emoção.

Depois o réveillon na cidade do Porto, todos juntos novamente recebendo esse ano novo, na casa de um primo, e depois boa música e champanhe na boate do Hotel Sheraton, de onde partimos para nossa viagem pela Europa.

Apesar do frio intense, Veneza é única. Foi uma das maravilhas que diariamente agradeci por poder conhecer. O passeio de gôndola faz toda a diferença e o vaporetto, que faz um passeio por toda a ilha e vai até Murano, realmente vale a pena.

O trajeto feito de carro pela região da Toscana deixou a viagem bastante especial. A estrada é excelente e pudemos visitar cidades lindas como Padova, Siena, Maranello e Bologna, cada uma delas com seu encanto. Para terem uma ideia, rodamos cerca de 1,6 mil km entre os dias três e seis de janeiro, quando saímos de Veneza e chegamos a Roma, com uma parada estratégica e hospedagem em Firenze, que confesso, precisaremos de outra viagem para poder conhecer melhor, pois é linda!

Roma tinha um céu de brigadeiro, que nos acompanhou por todos os dias em que estivemos lá, com uma temperatura bem mais amena. O ponto mais especial foi poder ver o Papa. Sem falar do Coliseu, da Capela Cistina e os pedidos feitos na Fontana di Trevi. Os gelatos, as pastas e os vinhos foram todos muito bem consumidos por todos.

Por fim, porém tão maravilhosa quanto às demais cidades, Paris. A bela e sofisticada Paris. Versailes, Louvre, passeio pelo rio Sena, a vista do alto das escadarias de Montmartre, a torre Eiffel iluminada, os croissants e o delicioso Croquier Monsieur fecharam esse viagem com chave de ouro.

Temos lembranças para o resto de nossas vidas.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário