segunda-feira, 31 de outubro de 2011

31 de outubro - Dia das Bruxas


Para entender de onde surge essa influente personagem literária, é necessário fazer uma viagem no tempo. Em meados do segundo milênio a.C., os celtas surgiram na Europa Central e difundiram sua religião, uma das mais antigas do mundo. A raiz filosófica-espiritual era baseada na reverência a duas grandes divindades: A Deusa-Mãe e o Deus Cornífero. 

Acreditava-se que esses deuses garantiam a prosperidade da descendência, da agricultura, do gado e o sucesso da guerra. Os druidas, praticantes da religião celta, ensinavam a arte da agricultura, da cura com ervas, da caça, entre outras coisas. Realizavam festas ritualísticas em homenagem às divindades, além de iniciarem as pessoas nos preceitos da arte mágica. Eles também eram versados em muitas artes de adivinhação, acreditavam na comunicação com os espíritos da natureza e na previsão do futuro. 

Para o povo celta, o dia 31 de outubo era a data em que os espíritos ficavam soltos por aí e não podiam ser controlados. Para não deixar nenhum de mau humor, era costume oferecer doces nas portas de casa. Também era um dia para se homenagear os antepassados. O nome Halloween é uma abreviação de all hallows eve, que significa véspera do dia de todos os santos. Veja a seguir o significado de alguns símbolos.

                          Abóbora
Sabe aquela abóbora com cara assustadora, que virou o símbolo do Dia das Bruxas? Então, tem até nome: Jack O´Lantern! Diz a lenda que um fazendeiro se recusou a dar uma abóbora para uma bruxa e, por isso, foi transformado em uma. Nos Estados Unidos, virou costume colocar uma dessas frutas na porta de casa com uma vela dentro para afastar os maus espíritos.


Caldeirão
Tem tudo a ver com bruxas porque representa os quatro elementos. O fogo aquece a água usada para fazer poções. O ar ajuda a evaporar os líquidos delas. E a gente tira da terra o ferro, material com que é feito o caldeirão. Ah, ele deve ter três pés ou não serve para magia.

Chapéu pontudo
Dá para imaginar um bruxa sem chapéu? Ele funciona como um pára-raios do bem: a ponta ajuda a atrair energias positivas na hora de fazer alguma coisa mágica. Pode ser feito de qualquer material e não precisa ser necessariamente preto.

                          Vassoura
É o símbolo mais forte das bruxas. Triste dizer, mas elas não costumam voar em vassouras por aí. A vassoura é usada para limpar um ambiente antes de um ritual ou para tirar as energias negativas de um lugar (bom motivo para você caprichar ainda mais na limpeza do seu quarto, hein?). É legal ter uma feita de ervas.

Fonte: Abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário