segunda-feira, 28 de maio de 2012

Tradição dos tapetes no Corpus Christi pode ser apreciada em vários países do mundo


No Brasil, fieis de diversas cidades se dedicam a enfeitar as ruas para celebrar a data

Mais do que um feriadão, o Corpus Christi é uma data especial para os católicos de todo o mundo. Os lindos tapetes coloridos vistos no Brasil, também são produzidos pelos fieis de países como Bélgica, Itália, Espanha, Inglaterra, Alemanha e Portugal.


A tradição de enfeitar as ruas brasileiras surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais, por influência dos portugueses, ainda no período da colônia. Desde então, serragem colorida, borra de café, farinha, areia, flores, folhas e, recentemente, pequenos acessórios como tampinhas de garrafas, formam os imensos tapetes que ocupam cidades de vários estados brasileiros, preparados para receberem milhares de peregrinos em procissão.

A celebração, que entrou no calendário brasileiro em 1961, teve origem em 1243, na Bélgica, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo. Em 1264, o Papa Urbano IV estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje são usados durante a celebração.

http://migre.me/9gte3

Nenhum comentário:

Postar um comentário