terça-feira, 7 de agosto de 2012

Diário do Viajante


Se alguém tem alguma dúvida de que os programas de High School proporcionam experiências inesquecíveis e vão fazer toda a diferença para o resta da vida, então precisa ler este depoimento da Bruna Paschoal, que esteve na Nova Zelândia em 2011 e não se cansa de falar sobre como o intercâmbio foi importante para ela. Leia o relato dela durante seus primeiros seis meses de High School.

“Já passaram seis meses e eu nem acredito que daqui a pouco já estou de volta. Morro de saudades da minha família e dos meus amigos, mas posso garantir que estou no melhor lugar do mundo. Sou completamente apaixonada por esse país, por essa cidade, pelo meu colégio e não quero que meu intercambio acabe NUNCA!

Logo que eu cheguei aqui, com aquele meu inglês bem mais ou menos, logo de cara perdi o vôo em Auckland e tive que ficar 8 horas no aeroporto esperando o próximo avião. Liguei para minha mãe desesperada, mas no final deu tudo certo. Fui recebida pela minha host mother e pela minha host sister, as duas fazendo piadinha e dando risada e eu sem entender nada só ria pra não fica feio.

A princípio, eu vi Christchurch com um monte de casinha tudo igual e pensei: eu nunca vou aprender a andar nessa cidade. No colégio não tinha como ser melhor, todo mundo querendo conhecer ''a brasileira'' e saber como é o Brasil. Parecia que eu era um ET - todo mundo curioso pra saber da onde eu vinha, como era, o que eu fazia lá e tudo mais. Acabei ficando mais próxima dos intercambistas do que dos nativos, mas todos tentavam me ajudar e me entender.

Na terceira semana teve um terremoto de 6.3 que destruiu o centro da cidade, 200 pessoas morreram, e minha casa ficou sem água e sem luz por uma semana e meia.

Fui para Queenstown, na casa de uma prima minha que mora aqui. Lá é o local onde tem os bungy jumps. Pulei de dois! É a melhor coisa do mundo!  

Nas minhas primeiras férias fui líder de um acampamento e aprendi muito lá. Foi muito bom conversar com as crianças, me ajudou muito. Eu amei! Na segunda semana de férias, fui para Nelson com a minha hostfamily e fiquei na casa do irmão da minha host, que tem uma filha da minha idade e ficou muito minha amiga.

Depois teve o feriado de Queen Birthday e eu fui de ônibus com um grupo de intercambistas para kaikora, Abel Tasman e Blenheim e nessa viagem conheci duas brasileiras que estavam aqui fazendo High School também. A viagem foi muuuito boa.

Voltei para Christchurch e continuei saindo com as brasileiras. Nós achamos uma loja para comprar feijão, farofa e caldo knorr e fizemos feijoada para uns amigos nossos e pra gente.
No meu aniversário, não estava planejando fazer nada. Liguei para as brasileiras e ia ver um jogo de basquete delas, mas quando minha host chegou, disse que íamos jantar no KFC. Nem me arrumei direito e fui. Chegando lá vi que todos os meus amigos estavam lá. Nem acreditei, fiquei muito feliz.

Nas férias seguintes, as brasileiras e alguns dos meus amigos da escola foram embora. Fui para o acampamento de novo, agora com um inglês muito melhor, podendo falar e entender tudo.

De volta a Christchurch, em uma noite olhei pela janela e estava tudo branquinho. Sim, estava nevando. A última vez que nevou na cidade foi há 19 anos, todo mundo ficou impressionado. Nem consegui dormir direito essa noite, estava muito animada e esperando pra acordar a minha irmã e ir brincar na neve. De manhã, saí de casa de pijama mesmo e fui para a neve. Fiz dois bonecos gigantes até minha irmã acordar e aí fomos ver a neve na praia. Muito lindo mesmo! Tinha gente fazendo snowboarding lá...

Na escola comecei a fazer Outdoor Education. No começo foi difícil por que das oito pessoas da sala só eu era mulher e o os outros meninos eram do time de rugby. Mas tudo certo, estva conseguindo levar os 5 km de corrida na praia, fazer tramping por 4 horas, mountain biking toda semana, 12 km, 15 km...Virou rotina e eu estav gostando muito disso.

Nas próximas férias eu vou viajar na ilha norte com uma amiga. Ainda tenho mais  21 semanas aqui, e eu estou muito triste de ter que me despedir de tudo isso: melhor colégio, melhores pessoas, melhor país do mundo, o melhor ano da minha vida, a melhor experiência que alguém pode ter!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário