terça-feira, 27 de novembro de 2012

Diário do Viajante – especial Volta ao Mundo

Depois da África do Sul, a parada agora é Moçambique. A viagem de volta ao mundo do casal Ivan Marques e Gabriela Gambi segue cheia de descobertas. Leia com exclusividade no blog da Friends as dicas sobre esse destino pouco explorado, mas que rendeu boas histórias para os viajantes.

“Olá amigos da Friends in the World.

Voltamos aqui pra contar sobre Moçambique, esse país-irmão do Brasil que nos recebeu com portas escancaradas!

Apesar de ser um destino pouco explorado pelos brasileiros em férias, há muita gente que vem pra cá por conta do trabalho – lembrando que aqui há grandes empreendimentos da Vale do Rio Doce e da Odebrecht. Não foram poucas as vezes que cruzamos com brazucas pelos restaurantes, bares e praias por aqui.

O conselho que podemos dar aqui é VENHAM!!! É difícil sair do Brasil para visitar praias belíssimas e comer frutos do mar (afinal, os nossos não deixam nada a desejar) no entanto, descobrimos que Moçambique tem tudo isso com o tempero africano.

Começamos chegando em Maputo, a capital do país, que está somente a duas horas da fronteira com a África do Sul. No início, tivemos um breve estranhamento com a aparência da cidade, com muito lixo espalhado e prédios bastante detonados. Mas depois, com tanta receptividade e coisas bacanas pra ver, esta primeira impressão foi substituída por uma genuína sensação de estar em casa.

Por falar em casa, foi em Moçambique que tivemos nossa primeira experiência com o CouchSurfing, uma rede muito bacana na qual os membros cadastrados abrem suas casas gratuitamente para receber viajantes. Nossa anfitriã foi uma angolana-portuguesa-moçambicana muito simpática que literalmente nos adotou. Conhecemos muitos botecos, comemos comida local (excelente!), tomamos cerveja (também incríveis!) e fugimos para as praias, o segredo mais bem guardado do país.

Se você é como a gente, que ama praia e mergulho, Moçambique é o seu lugar. Depois de alguns dias em Maputo tomamos o “chapa” – nome para a nossa conhecida Lotação – rumo ao norte, para a cidade de Inhambane (8 horas). Dali, seguimos para a mágica praia do Tofo, o paraíso dos mergulhadores.

Viemos a saber que essa região é um dos melhores pontos para o esporte de todo o continente africano e uma estadia que estava programada para um par de dias acabou durando quase uma semana inteira. Não resistimos e saímos um pouco do nosso orçamento para nos deliciarmos com os dias ensolarados nessa praia de areia branca e água azul/verde (ainda não chegamos a um consenso sobre a cor), frutos do mar gigantes e uma vida marinha pra lá de fantástica.

Nosso objetivo aqui era conseguir mergulhar com dois habitantes locais que dificilmente são encontrados em outros mares: o tubarão baleia e a raia-manta. Após quatro dias de tentativas fomos premiados com três raias enormes, com uma chegando a mais de cinco metros! Infelizmente o tubarão baleia ficou para a próxima visita. No entanto, para compensar vimos uma baleia corcunda descansando na superfície com seu filhote recém-nascido, a poucos metros do nosso barcos. Absolutamente incrível!!!

Depois de maravilhosos doze dias no país tivemos que seguir adiante. Deixamos Moçambique de volta à Johannesburg para tomarmos um avião que nos deixará em Dar es Salaam, na Tanzânia. Dali partiremos para o verdadeiro safari africano, atravessando reservas pelo lago Manyara, a cratera de Ngorongoro e o famoso Serengueti. Mas isso é tema para o próximo post. Aguardem!!!"