terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Por que agência de viagem?


Internet e agência de viagem: duas formas legais e diferentes de viajar

Viajar é cada vez mais fácil e democrático. A internet está cheia de reportagens, blogs, dicas e portais dedicados ao turismo, o brasileiro tem familiaridade com esse meio e vontade de pesquisar informações, opiniões, comparar serviços e preços. Some-se a isso o boom das empresas de turismo na rede, são companhias aéreas, hotéis e prestadores de serviço oferecendo seus produtos online em qualquer parte do mundo. Todos esses fatores tem atraído inúmeros viajantes adeptos do faça você mesmo. No entanto, não é todo mundo que se sente confortável com um planejamento 100% online. A consultoria especializada prestada pela agência de viagem busca no contato com o viajante, entender suas vontades e necessidades para organizar um roteiro adequado, com serviços turísticos que atendam às suas expectativas, oferecendo know-how, suporte integral e segurança.

Despertado o interesse por algum destino, é natural o viajante procurar informações sobre o local, mas na hora de decidir o roteiro e os serviços turísticos, ele tem a opção de ir sozinho para a Internet ou procurar a consultoria de uma agência de viagem. Vejas as vantagens e desvantagens dessas escolhas.

Definição do roteiro
Toda viagem começa na escolha do(s) destino(s), a organização do roteiro e sua logística. Para destinos conhecidos ou viagens de um único destino, a tarefa do viajante independente é mais tranqüila e pode ser resolvida rapidamente pela Internet.

No entanto, para marinheiros de primeira viagem, roteiros que incluem muitos destinos e atividades, lugares menos conhecidos ou de idioma e cultura muito distintos, ou ainda viagens especiais como Lua de Mel e férias de família, algumas decisões podem comprometer o bom andamento do passeio. Aí, com certeza, um consultor pode ser muito útil.

Escolher as cidades, atividades, pontos de visitação e atrações é a parte mais divertida e que deve ser feita entre os viajantes. Mas na hora de definir a ordem de visitação, o período de estadia em cada cidade, a localização e qualidade da hospedagem e a forma de locomoção entre elas, o conhecimento técnico, experiências pessoais, treinamentos e troca de informações com o profissional de turismo fazem a diferença. É levado em conta segurança, conforto, agilidade e, principalmente, o estilo de viagem que os viajantes desejam. Um bom bate papo leva a otimização do roteiro para atender aos interesses de todos, dosando as atividades para melhor aproveitamento do tempo de estadia e das atrações locais.

Escolha dos produtos e serviços
Internet: oferta de passagens aéreas, bilhetes de trem e hotéis é que o não falta, seja pelas próprias companhias aéreas/férreas e hotéis ou agências virtuais. Os sites de pesquisa são de fácil manuseio e a reserva feita online. Redes sociais e sites de opinião pública sobre serviços turísticos ajudam na decisão, mas não são 100% confiáveis uma vez que são baseados em depoimentos de pessoas com culturas diferentes e, portanto, conceitos de viagem, necessidades e exigências pessoais distintas.

Agência: tem acesso às passagens aéreas do sistema das companhias aéreas, mas oferecem também passagens promocionais quando compradas em pacotes turísticos ou associadas a diárias de hotéis. Por meio de parcerias com fornecedores do mundo inteiro, oferecem muitas opções de hospedagem, das mais simples aos 6 estrelas. O contato direto com o passageiro, possibilita conhecer o perfil do cliente e orientá-lo adequadamente para aquisição dos produtos e serviços turísticos de acordo com seus interesses.

Pagamento
Internet: as passagens aéreas podem ser parceladas no cartão de crédito em Reais, assim como quando comprados nas agências. Outros produtos e serviços, geralmente, devem ser pagos à vista e em cartão de crédito. Sites de fora do país não aceitam parcelamento e a compra é em moeda estrangeira, incidindo IOF sobre o valor total, encarecendo a compra em 6,38%, além de ficar exposto ao risco da variação cambial.

Agência: oferecem múltiplas formas de pagamento como cartão de crédito, depósito ou boleto bancário, cheque e financiamento, convertem os valores para Real na data da compra, não incidindo impostos ou sustos cambiais e facilitam com parcelamentos, dando oportunidade a mais pessoas viajarem.

Atendimento
Internet: como o modelo é o “faça você mesmo”, raras são as empresas online que oferecem atendimento telefônico. As informações fornecidas pelo site, nem sempre esclarecem as dúvidas do passageiro, nem os alertam sobre regras e condições. Na maioria das vezes as informações sobre os produtos e serviços e instruções para alterações e cancelamentos devem ser realizadas online mesmo ou por e-mail.

Agência: tem no atendimento e conhecimento seus maiores diferenciais. O contato pessoal transmite mais segurança aos passageiros, agilidade no esclarecimento de dúvidas e na prestação de serviços. Os meios de comunicação são amplos e conhecidos dos clientes e muitas empresas oferecem ainda telefones de emergência.

Pensando em facilitar a vida de quem gosta de montar suas próprias viagens, mas quer independência para comprar os produtos e serviços, a Friends oferece um serviço profissional de elaboração de roteiro, deixando o viajante livre para fazer suas escolhas. Aos que ainda preferem um atendimento exclusivo e completo, a Friends reforça seu compromisso de oferecer sempre os roteiros mais adequados.




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