A escolha da data se deu em homenagem à implantação do Estatuto da entidade, adotado desde 1970, um marco na história do turismo mundial, portanto, comemorando seus nove anos de vigor, em 1979.
A intenção dos organizadores do evento foi a de transformar o Dia Mundial do Turismo numa data capaz de conscientizar a sociedade dos valores culturais, políticos, econômicos e sociais que esse ramo ocasiona.
O turismo é uma atividade relacionada ao entretenimento, onde as pessoas se divertem ao passearem por diferentes lugares.
Além disso, é tido como a área profissional que cuida de toda a movimentação que esses passeios ocasionam, o conjunto de serviços que os mesmos geram, com o intuito de promover o bem-estar dos visitantes ou turistas, sendo que seu maior objetivo é de que o viajante sinta-se satisfeito e retorne ao local.
As movimentações turísticas abrangem boa parte da economia de um país, pois ocasionam a circulação de um número bem maior de pessoas nas regiões visitadas. Isso faz com que aumentem os empregos, os investimentos na estrutura da cidade, melhorando a qualidade de vida das pessoas que ali vivem.
Hotéis, restaurantes, feiras, shows, teatros, museus, dentre outros são os grandes atrativos para os turistas, levando ao aumento das arrecadações financeiras desses estabelecimentos, provocando maior arrecadação dos impostos, aumentando também a arrecadação municipal.
Este ano, o Dia Mundial do Turismo terá como tema “Tourism – Linking Cultures”, com o objetivo de realçar o papel do setor na união das culturas a nível mundial e na promoção do turismo a nível global. O anúncio foi feito pela Organização Mundial de Turismo (OMT).
“A mensagem deste Dia Mundial do Turismo é que, graças a essa atividade, milhões de pessoas de diferentes culturas, oriundas de todas as partes do mundo, estão a unir-se como nunca”, afirmou o secretário-geral da OMT, Taleb Rifai. “Esta interação entre pessoas com diferentes ‘backgrounds’ culturais e diferentes modos de vida representa uma oportunidade enorme para a tolerância, respeito e compreensão mútua”.
No ano passado, segundo dados da OMT, 940 milhões de turistas viajaram para um país diferente e, este ano, pretende-se celebrar “essa forma de interação única”.
Fonte: Brasil Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário