segunda-feira, 19 de setembro de 2011

A primeira exibição de Mickey Mouse

 
O Rato Mickey faz hoje 83 anos. A data do seu nascimento foi no dia 19 de Setembro de 1928, em que Mickey foi apresentado e falou na primeira animação sonora, um pequeno filme em preto e branco de Walt Disney, chamado Steamboat Willie, estreado nesse dia no Old Colony Theatre, em Nova York.

Durante uma viagem, Walt Disney começou a desenhar num papel um novo personagem: um rato a que chamou Mortimer. Mostrou o desenho a Lilly, sua mulher. Ela achou que Mortimer não era um nome bonito. Precisava ser algo bem mais fácil com o máximo de duas sílabas - como os nomes de cães e gatos de estimação. Foi quando ela sugeriu Mickey. Estava começando a carreira de um dos personagens mais conhecidos do mundo.

Walt entregou os desenhos a um amigo animador, Ub Iwerks, que seria, na verdade, o primeiro animador e criador do Mickey nos desenhos animados. Num pequeno estúdio, criaram duas animações com aventuras do rato que fracassaram porque ninguém viu qualquer interesse nelas. A partir daí, Walt quis produzir uma curta-animação sonora - algo inédito e que certamente chamaria atenção. Inicialmente, Walt tentou sem sucesso fazer um acordo com as empresas de som RCA e Western Electric. Depois, utilizou o processo Powers Cinephone, e após uma sessão de gravação desastrosa, o desenho foi gravado utilizando uma banda sonora com 15 músicos, efeitos sonoros precários e Walt fazendo a voz de Mickey. Estava sendo criado um dos filmes mais famosos de Mickey Mouse - o "Steamboat Willie", onde se podem ver as aventuras dele num barco a vapor. A distribuição foi fácil desta vez, e o tal rato falante, num desenho sonoro sincronizado, fez de Walt Disney uma das figuras mais importantes e famosas do século XX.


No início, a figura de Mickey Mouse foi muito comparada à de Charlie Chaplin - o que gerou muitas controvérsias na época. Além disso, Mickey era excessivamente travesso nos seus primeiros filmes, sendo até maldoso e atrevido em algumas situações. Algumas cenas tiveram até que ser cortadas porque Walt Disney recebeu uma infinidade de cartas reclamando do comportamento malicioso do rato. Assim, foi adocicando os desenhos e deixando Mickey cada vez mais bem comportado até se tornar no sinônimo de "um bom rapaz", como é conhecido até hoje.

Veja uma reprodução de Steamboat Willie:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário